quinta-feira, 12 de abril de 2012

O meio


Identifico-me de quando em quando em confusão sobre este tal de meio. Posso afirmar que não sei se se trata de uma coisa boa, relativamente, ou ruim. Ou as duas, creio ser possível. O caso é que gostaria de me sentir finalizado nesse pensamento porque ficar em cima do muro é ficar no meio, que pode ser centro positivamente evidenciado ou esquecimento – pela obviedade – e já nem tenho ideia para classificar: o que é, afinal, onde estou? Se for pra engolir o comprimido, preciso de meio copo de água. O mesmo que quando estou com sede não faz saciá-la. Na necessidade de livrar-me de extremismos, o que quero é um meio termo. Com poucas nuvens no céu, complico para avaliar se está meio ensolarado ou meio nublado, chego até a ficar meio feliz por ver duas opções – e meio triste por não saber qual escolher. Entretanto, não cesso refletir sobre isso. Mesmo dando um passo a cada meio ano, ou meio passo em um trimestre. Não desconsidero, inclusive, a hipótese de uma dúvida sobre mim: é curiosidade gramatical de posicionamento ou um daltonismo de extremista que não me permite caber nas condições do meio? Que meio é esse? Nenhuma das opções afinal, pois já fico meio irritado só de pensar em dialogar com outro cunho e fugir da minha questão. Regionalmente me satisfaço quando sei que moro no oeste, mas saber que há quem more no meio oeste me dá até calafrio discursivo. Será minha atenção nisso meio boba ou é bobagem desse meio em que estou? Continuo na mesma – recuso-me a pronunciar a outra palavra novamente. Agora, depois de refletir sobre o assunto, estou ficando meio conformado. Vejo grande auxílio no meio que o meio utiliza pra me tirar de lá e de cá e deixar-me ali: no meio. Bateu-me uma alegria espiritualmente racional: a realidade é que descobri a eficácia ponderada do meio. É muito pessoal. É o que tenho a dizer: usarei implícita ou explicitamente as formas cabíveis do meio. Ouso até identificá-lo como a solução em si de certos casos, sem precisar ir a diante. O meio também é um estado, um começo, um fim, uma conclusão e pode até ser catártico, dadas as circunstâncias nas quais está aplicado. Esse meio me pegou de forma ímpar mesmo. É aqui que vou ficar. Às vezes vou amá-lo e outras até o abominarei. O seu uso é sempre avaliado e é aqui que ficarei: bem no meio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário